quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

IEMANJÁ ODOIÁ!




                                                        Foto de Juliana Amaral.

A minha relação com Iemanjá, é muito forte! Acredito nela e respeito seu reino.
Passei mais de 07 anos curtindo a festa pelo  mar,indo de lancha, de escuna e acompanhando e colaborando com a entrega lindíssima dos presentes no dia 02 fevereiro.os barcos inicialmente ficam atracados  na praia do Rio Vermelho, no final do dia,17h00,eles saem em comboio levando os balaios para o  alto mar. Uma beleza de ritual. Assim que os barcos chegam ao local da entrega, formam um círculo e tocam as buzinas anunciando a entrega. Nossa, de arrepiar..Muita energia!


                                                               Foto de Juliana Amaral.                         
                   


Um ano desses no "Dia de Iemanjá, eu meu amor, amigos e convidados,saimos bem cedinho, enfeitamos a escuna toda de azul e branco, fizemos camisetas, aliás, fazíamos isso quase todos os anos. Bem, amigos,convidados, música, alegria até à hora da entrega dos presentes em alto mar. Chegando no local,fizemos todo o ritual. Após entrega,o sol forte do dia todo,muito calor,alguns convidados resolveram mergulhar!
Alguns presentes de iemanjá estavam na superficie dentre eles,pentes,escovas de cabelo etc. Um dos convidados era paulista e morava na terrinha há pouco tempo,mas conhecia toda religiosidade e respeito dos baianos em relação a "Rainha do Mar". Na água ele avistou um pente de cabelo e fez menção de pega-lo, com ar de brincadeira. Eu,prontamente dei um prestenção dizendo que não brincasse com coisa séria,que aquele pente foi dado a Iemanjá e quem ofereceu, colocou toda a energia para a Rainha.
O rapaz com a inicial "W."zombou dizendo não acreditar... Então passou o pente na sua cabeça.
Ao retornar para o barco w. sentiu uma dor tão grande que sua perna endureceu,doía tanto que ele gritava e chorava muito.
Os 04 homens mais nós mulheres,quase não demos conta de segurá-lo. No retorno ao local de partida,voltou deitado e calado. Só faltou eu dizer "Eu avisei" mas achei desnecessário.

Resumo da ópera? Ele foi levado até uma clínica,medicado e precisou usar muletas  durante uma semana e fazer fisioterapia para voltar a andar  normalmente. Quando nos encontramos na semana seguinte,ele disse que serviu de lição e que nunca mais debocharia de qualquer religião ou mesmo ritual. Aprendeu pela dor,por opção,poderia ter aprendido pelo amor...Odoiá!


"Afrodite brasileira", Iemanjá é a padroeira dos amores e muito solicitada em casos de desafetos, paixões conflituosas, desejos de vinganças, tudo pode ser conseguido caso ela consinta. Iemanjá exerce fascínio nos homens, sua beleza é o esteriótipo da beleza feminina: Longos cabelos negros, feições delicadas, corpo escultural e muito vaidosa.
 


Têm poderes sobre todos aqueles que entram em seu domínio, o mar. Venerada e respeitada por pescadores e todos aqueles que vivem no mar, pois a vida dessas pessoas estão em suas mãos, segunda a lenda é ela quem decide o destino das pessoas que adentram seu império: enseadas, golfos e baías. Dona de poderes, a tranquilidade do mar ou as tempestades estão sob o seu domínio.
 


                                                          Iemanjá grávida,obra de Bel Borba.

Mãe de quase todos os órixas, é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional.
No sincretismo religioso, Iemanja tem identidade correspondente a outros santos, como na igreja católica é Nossa Senhora de Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e a Virgem Maria.

Na Bahia sua data é comemorada no dia de Nossa Senhora das Candeias, 2 de fevereiro.
Venerada nos Candomblés da Bahia, recebe muitas homenagens e oferendas.

 Mãe de quase todos os órixas, é a deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional.
Casada com Oxalá, Iemanjá é o arquétipo da maternidade.
Outras vezes Iemanjá continua bela, mas pode apresentar-se como a Iara, metade mulher, metade peixe, as sereias dos candomblés do caboclo.

Seu dia é sábado,sua cor azul,transparente cor de cristal e sua saudação é:

                                                                    ODOIÁ!



                                                       Casa de Iemanjá no Rio Vermelho
                                                       Foto de Juliana Amaral.                





Fonte:
http://bethccruz.blogspot.com/2009/01/iemanj-lenda-mito-e-sincretismo.html
Fotos de Juliana Amaral 
Ieamanjá grávida,esculpida pelo artista plástico Bel Borba.









Parte inferior do formulário

Nenhum comentário: