Dedico este post a minha querida mãe, a matriarca da família Fuchs, que aos 82 anos continua linda, lúcida e que no momento está precisando estimular a memória cognitiva,para uma qualidade melhor de vida.
Percebi como essa situação está deixando minha mãe triste, daí a necessidade de pesquisar opções diferentes de estímulos para memória. Acredito que temos um universo grande de pessoas maduras, idosas com as mesmas dificuldades e que não sabem o que fazer, ou apenas acham que já estão no final da vida e que nada mais precisa ser feito.
A minha intenção aqui é ajudar a minha mãe a descobrir uma forma lúdica de estimular o cérebro, a memória cognitiva, para que ela possa continuar lendo seus livros, lembrando do que leu segundos depois, memorizando inclusive suas ações realizadas no seu dia a dia. O que na prática não vem acontecendo.
Todos os exames já foram realizados e as prováveis doenças, descartadas. Não sou médica, apenas uma filha querendo melhorar a qualidade de vida da mãe.
Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de77 anos para as mulheres e 69,4 para os homens.
Isso significa que o Brasil daqui alguns anos terá uma população signiificativa de idosos.
Fonte:.http://www.estadao.com.br/
Para chegar aos 80 anos com disposição, é necessário investir em qualidade de vida, com atividade física regular, alimentação balanceada e cuidar da saúde mental, do cérebro, pois ele que comanda tudo.
A memória é muito importante em nossa vida, claro que a partir da maturidade, começamos a perceber com mais freqüência, os esquecimentos relâmpagos, muitas vezes por questões de bloqueio, outras porque os neurônios estão cansados mesmo, natural da idade. Claro que pode acontecer com pessoas jovens também, apenas foquei na idade madura a minha pesquisa.
Bem, tão logo comecei minha pesquisa, encontrei vários lugares interessantes em especial:
Academia da Memória realiza um trabalho especializado, direcionado ao treinamento do Cérebro, visando obter um melhor desempenho da Memória, e ainda protegê-lo contra problemas futuros nessa área.
São oferecidas aulas regulares em grupo e individual, direcionadas a todas as idades, com dificuldade para memorizar e se concentrar.
Nas aulas que são totalmente práticas, é aplicada uma variedade de exercícios escritos e orais que desafiam o cérebro evitando uma rotina que pode vir a ser danosa à saúde mental.
Os exercícios vão reeducar a atenção, aprimorar a concentração, estimular o raciocínio lógico, aumentar a capacidade de armazenar novas informações e, trazer para as presentes lembranças que estão adormecidas na memória permanente.
Fonte: www.academiadamemoria.com.br
Licia Gomes
Um comentário:
Tenho fazer uma vida saudável, o nosso cérebro bem precisa-
Postar um comentário